Make your own free website on Tripod.com

Tipos de aquário

Aquários monobloco: são inteiriços, moldados em uma peça única. Podem ser de vidro, plástico, acrílico ou fibra de vidro. Exemplo: beteira.

Aquário com armação: as armações são em geral cantoneiras de aço, aço inoxidável, ferro ou alumínio, mas sem contato com a água. Cobre, zinco e outros metais devem ser evitados. Devem ser soldadas e não montadas com rebites ou parafusos. Seu uso diminuiu muito.

Aquários sem armação: são os mais usados depois do aparecimento das colas de silicone, com alta resistência e a prova d'água. Podem ser de vidro ou acrílico. Veja aqui como construir o seu.

Aquário de alvenaria: usados para tamanhos maiores e características diferentes, em locais especiais como jardins, grutas, etc. São de tijolos e cimento, além do vidro dianteiro. O acabamento interior não deve ser "queimado", a massa deve ser apenas alisada com a desempenadeira de madeira. Antes de serem usados, devem ser lavados, mantidos cheios por alguns dias, com trocas a cada dois dias para eliminar todos os resíduos da massa.

Aquários de fibrocimento: montados com caixas d'água, recortando-se a lateral para o visor de vidro e pintando-se o interior com tinta à base de epoxy.

Aquário de quarentena: é usado para colocar peixes recém adquiridos, que não devem ir diretamente para o aquário principal, pois podem estar com alguma doença incubada e contaminar todos os outros peixes. Pode ser um aquário de cerca de 60 litros, completo, com filtro, cascalho no fundo, plantas e aquecimento. Peixes novos devem permanecer aí por cerca de dez dias, e caso não tenham doenças (veja aqui algumas doenças, seus sintomas e tratamento), transferem-se para o aquário principal.

Aquário hospital: é usado para isolar e tratar peixes doentes, que não devem ser diretamente tratados no aquário principal, pois não devemos colocar remédios no aquário sem necessidade. Um aquário de 24 litros é suficiente, coloque arejador e aquecedor mas não use filtro.

Aquário de estilo: é o aquário completo, com o móvel, decoração interna, as plantas e peixes. Exemplo: aquário holandês, onde a prioridade são as plantas e o paisagismo interno.

Um belíssimo aquário holandês

Quanto ao sistema, podemos ter:

Em nosso projeto trataremos de um aquário tropical comunitário, veja aqui mais informações sobre a água.

 

Mapa Completo do Site

 

1