Make your own free website on Tripod.com

 

SISTEMA DE CO2 CASEIRO


Contribuição de João Branquinho

Do site Aquariofilia em Português
30 de Outubro de 2000


Ingredientes:

Garrafa de plástico de 2 litros

 Tubo de ar

 

Silicone 

Fermento de Padeiro (Ex. Fermipan)

 

Açúcar

Bicarbonato de Sódio

 

Água Pedra Difusora

 

Preparação:

Furar a tampa de uma garrafa (garrafa esta que deve ser bem lavada antes de ser utilizada nesta receita) de 2 litros, bem no centro, de forma a que permita a passagem justa (muito justa) de um tubo de ar (daqueles que se usam nas bombas de ar).

A distribuição do tubo de ar deve ser feita de forma a colocar cerca de 6cm de tubo do lado que fica dentro da garrafa. A dimensão da outra parte do tubo varia consoante a distância entre o aquário e a garrafa. Depois de colocar o tubo é necessário vedar, através do silicone, a ligação do tubo com a tampa como se pode ver na imagem em baixo. Deixar secar bem.

Colocar 1,3 litros de água, sem cloro, num recipiente. Seguidamente dissolver bem 1 chávena e meia de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e finalmente uma colher de chá de fermento de padeiro na água. Colocar a solução dentro da garrafa, após o que a mesma deve ser fechada, com a tampa furada com o tubo de ar. O tubo não deve ficar em contacto com a solução dentro da garrafa, se isso se verificar deve-se então cortar o tubo de forma a que isso não aconteça.

É conveniente que a garrafa esteja a uma altura igual, ou superior ao nível da água do aquário, caso contrário deverá adquirir uma válvula de segurança de forma a evitar o efeito sifão. O outro lado do tubo deve ser colocado dentro do aquário, o mais perto do fundo possivel, de forma a que o CO2 seja mais facilmente absorvido. De forma a obter bolhas o mais pequenas possiveis recomendo a utilização de uma pedra difusora. 

Ao fim de uma hora, ou pouco mais, começam a surgir as primeiras bolhas de CO2 no aquário. 

 

Quantidades para outras garrafas:

Garrafa de 1,5 litros: 1 litro de água, 1 chávena de chá de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento de padeiro.
Garrafão de 5 litros: 3 litros de água, 2 chávenas de chá de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento de padeiro.

 

Observação: este artigo foi reproduzido na íntegra e trata-se de português de Portugal, não tendo sido adaptado ao português do Brasil.

Chávena é o nosso correspondente à xícara de chá

O fermento Fermipan não é encontrado aqui, utilize outra marca de Fermento Biológico, de boa qualidade.

 

Mapa Completo do Site