Make your own free website on Tripod.com

O FILTRO DE AR

[Esquema del filtro de aire] Nós propomos este simples projeto com o qual conseguirá um filtro mecânico e químico de ar, que proporcionará ar puro a seus peixes. Isto é muito importante em casas de fumantes ou cidades poluídas.

Uma pequena história: há poucos anos atrás montei um aquário e enfrentei um problema, meus primeiros peixes ficavam doentes e morriam sem nenhum motivo aparente. A água estava bem, a decoração do aquário foi escolhida com cuidado, os troncos preparados adequadamente e entretanto os peixes pareciam intoxicados. O problema, como logo descobri, estava no ar. A bomba de ar foi embutida na parte de baixo do móvel, porque minha esposa reclamava do barulho. Porém nesse mesmo móvel havia guardado a cola de PVC e Silicone de meus projetos. Os vapores destes produtos haviam passado  ao aquário pela bomba de ar.  

Em uma casa há no ambiente um monte de tóxicos como a fumaça de cigarros, fumaça de carros e ônibus que passam na rua e produtos de limpeza. Estes passam para o aquário muito eficazmente pela bomba de ar, envenenando ou estressando nossos peixes. A forma de evitar isso é filtrar o ar.

Materiais

Para realizar nosso projeto, necessitaremos dos seguintes materiais. As medidas são aproximadas e admitem ampla margem de tolerância.

Carvão ativado: o que usamos para filtrar a água serve perfeitamente.

Lã de perlón: a que se usa nos filtros servirá.

Tubo de PVC transparente de 1,5cm de diâmetro (mangueira) e 30 cm de comprimento.

Mangueira de ar 0,5 cm  de diâmetro, 2 pedaços

Cola de silicone 

Duas rolhas de boa qualidade e que entrem na mangueira de 1,5 cm

Construção

Passaremos uma extremidade da mangueira de ar pela rolha, colocaremos a rolha na mangueira de 1,5 cm e vedaremos com silicone, depois de seco (24 horas), coloque um pouco de lã de perlon, cerca de 2 cm, sem apertar muito, para não dificultar a passagem do ar, e depois complete com carvão ativado, deixando um espaço de cerca de 5 cm, depois coloque mais 2 cm de lã de perlon e coloque a outra rolha com a mangueira, vedando tudo com silicone. Veja o desenho acima. O motivo de usarmos as rolhas é que do contrário os vapores da cola saturarão o carvão ativado e o filtro ficará inutilizado. Depois disso acople a bomba de ar em uma extremidade e deixe funcionar sózinho por 3 dias. Após esse prazo o filtro pode ser conectado ao aquário. 

A manutenção é simples, de vez em quando sacudimos o filtro um pouco para descompactar o carvão ativado e trocamos os materiais filtrantes cada 6 meses. Refazendo o processo de vedação e esperando 3 dias para usar o filtro. 

A seguir outra forma de montar o filtro, a ilustração fala por si mesma.

Um pequeno detalhe: se você for utilizar este filtro para alimentar as mangueiras de ar das bombas submersas, haverá uma diminuição do volume de ar, neste caso utilize uma bomba de ar para enviar ar para as bombas submersas, valendo-se de um regulador para ajustar a intensidade das bolhas.   

Mapa Completo do Site

1