Make your own free website on Tripod.com

FILTRO EXTERNO HERMÉTICO

O filtro externo Hermético é um dos melhores filtros que podemos instalar em nosso aquário. Não ocupa espaço dentro do aquário e ao não ter limitações de tamanho, sua capacidade filtrante pode ser tão grande quanto desejemos.

É um excelente filtro mecânico e funciona bem como filtro biológico. Não tem limitação quanto à variedade de materiais filtrantes que podemos introduzir. É, sem dúvida um filtro imprescindível para um aquário grande.

Materiais.

A construção não é difícil nem custosa. A parte mais cara é a bomba submersa, mas ela é o coração do sistema e deve ser de boa qualidade.

Um pedaço de mangueira de jardim de uns 5 cm de comprimento e do diâmetro da saída da bomba submersa.

Uma bomba submersa, que caiba dentro do filtro, compre-a antes de comprar os tubos.

Um tubo rígido de PVC de 21 mm de diâmetro e de 25 cm de comprimento.

Um tubo rígido de PVC de 125 mm de diâmetro.

Um tampão cego de PVC de 125 mm de diâmetro.

Um tampão de rosca, ou tampão de registro, de PVC de 125 mm de diâmetro.

Dois cotovelos de PVC de 21 mm de diâmetro.

Cola para tubos de PVC. Tudo isto pode ser comprado em qualquer loja de material de construção.  

A capacidade da bomba varia em função do volume do aquário. Eu recomendo 3 a 5 vezes a capacidade do aquário, assim, um aquário de 200 litros usaria uma bomba de 600 a 1000 l/h. O comprimento do tubo de 125 mm de diâmetro varia também em função da capacidade de nosso aquário. É recomendável 1 cm por cada 4 litros de água. Para um aquário de 200 litrps seria adequado um tubo de 50 cm de altura. Se temos possibilidade, sugiro que quanto mais grande melhor.

Montagem

[Esquema del filtro de esponja]Antes de começar, assegure-se de que leu cuidadosamente as instruções do tubo de cola para PVC, pois de sua correta aplicação dependerá que o filtro seja estanque. Não toque na cola com os dedos e trabalhe em um lugar ventilado, pois os vapores da cola são tóxicos enquanto não seca.

Pegamos o tubo de 125 mm e colamos em uma extremidade o tampão cego. No outro, colocaremos o tampão de rosca. Cortamos o tubo de 21mm em quatro partes iguais. Unimos cada par com um cotovelo, usando a cola. Deixamos secar umas 2 horas.

Depois disso faremos o furo na parte inferior, de maneira que possamos colocar a bomba submersa como no desenho acima, faça o furo um pouco mais estreito do que o cano de 21 mm, para que entre bem justo. Do mesmo jeito, faremos o furo superior, o mais alto possível. Introduza os canos com os cotovelos cerca de 2 cm para dentro e vede bem com cola.

Um ponto crítico é a saída do cabo elétrico da bomba. Corte fora o plugue da bomba e faça um furo por onde o fio possa passar bem justo, depois colamos com a cola de PVC por dentro e por fora; depois de bem seco passe cola de silicone por dentro e por fora, para garantir a vedação em todas as conexões. Lembre-se de deixar o fio com o comprimento necessário para poder retirar a bomba com facilidade. Coloque um novo plugue no fio da bomba.

Colocamos a bomba no interior do tubo como indica o desenho. Para uni-la com o tubo de saída usamos um pedaço de mangueira, o qual esquentamos para poder introduzi-la facilmente. A bomba não deve ser colada, pois pode ser que tenhamos que retirá-la de vez em quando para limpá-la.

Agora que construímos nosso filtro, devemos deixá-lo secar por 4 dias, para que os resíduos da cola se evaporem, caso contrário, corremos o risco de envenenar nossos peixes.  

Depois disso lave bem o filtro, coloque a lã de perlon dentro, sem comprimi-la em excesso, (opcionalmente coloque uma camada de carvão ativado entre 2 camads de lã) feche o filtro e encha-o com água

Instalação

Este filtro pode ser instalado tanto por cima quanto por baixo do aquário. Para instalá-lo somente devemos unir os tubos de entrada e saída ao aquário mediante mangueiras flexíveis. Estas mangueiras poderão ser aquecidas, para que possam encaixar nos tubos de PVC, é aconselhável o uso de braçadeiras para ter uma vedação perfeita, porém não aperte demais sob o risco de trincar o cano de PVC. Recomendo que instale o filtro na posição vertical, ao lado do aquário, para facilitar a troca do elemento filtrante de forma mais cômoda.Encha a mangueira de entrada e manteha sua ponta tampada com o polegar até mergulhá-la no aquário, do contrário a bomba submersa não conseguirá puxar a água. É uma boa idéia colocar na ponta da mangueira um pedaço de tela de nylon para evitar que peixes pequenos sejam aspirados pelo filtro ou colocar um préfiltro de esponja bem porosa para minimizar a necessidade de limpeza.

Um problema que pode surgir é que comece a vazar água pela rosca. Neste caso podemos vedá-la usando fita de teflon.

Manutenção

A manutenção deste filtro é muito simples. Somente necessita de uma limpeza a intervalos aproximados de 30 a 60 dias, dependendo da quantidade de sujeira existente no aquário. Troque o elemento filtrante a cada 2 limpezas.

Aproveitaremos para limpá-lo durante uma troca parcial de água. Para isso desligamos a bomba e tiramos as mangueiras do aquário, então abrimos a tampa rosqueada e lavamos muito bem a lã de perlon embaixo do jato de água de uma torneira. Limpamos a parte interna do filtro com uma esponja, retiramos a bomba submersa e verificamos se as pás da turbina estão sujas. Também limpamos o pré filtro de esponja, caso esteja sendo utilizado.

Mapa Completo do Site

1