Make your own free website on Tripod.com

O móvel

ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO SE ACHAR CAPAZ DE EFETUAR A MONTAGEM, NÃO O FAÇA E DEPOIS ME CULPE SE ALGO DER ERRADO, ESTOU PRESSUPONDO QUE VOCÊ É UMA PESSOA COM O MÍNIMO DE HABILIDADE, NA DÚVIDA É MELHOR COMPRAR O MÓVEL FEITO.

Este artigo o guiará na construção de um móvel de aquário de forma fácil e prática, além de econômica. Os materiais são baratos, fáceis de encontrar e a montagem é simples. Você só precisa de um mínimo de habilidade manual. !!!Ânimo!!!

 

Mesa para el acuario

O material:.

        Uma placa de compensado ou aglomerado de 122 x 244 cm com 19 mm de espessura. 

        15 metros de cinta de bordear adesiva ou casquinha (comprar nesse caso uma lata de 1/4 de cola de contato para fixá-la).

        24 parafusos para aglomerado com cabeça escamoteável allen de cerca de 5 cm de largura. Também serve o tipo que usa cabeça de fenda no parafuso.

        Uma broca plana para colocar os parafusos de madeira.

        Uma chave allen, para aparafusar os parafusos.

        4 dobradiças.

        24 parafusos de cabeça plana para as dobradiças.

        Dois puxadores. Há grande variedade nas lojas de ferragem.

        Dois fechos magnéticos para as portas.

        Um esquadro, uma chave de fenda e uma plaina. com certeza você tem isso em casa.

        Fita adesiva ou crepe, de embalar ou similar.

        Um tubo pequeno de silicone.

        Uma lata de 1/4 de galão de seladora para madeira.

        Uma lata de 1/4 de galão de verniz tipo marítimo para madeira.

        Uma furadeira, pincéis, rolo de pintura de espuma, lixas de madeira média e fina.

 

 

As peças.

Vamos desenhar uma mesa para um aquário de 130 x 40 cm de base. A mesa aguentará perfeitamente o peso do aquário, estimado em uns 300 quilos. Para aquários maiores deveríamos usar compensados de maior espessura e maior número de folhas (por exemplo de 25 mm), o que aumentará o preço. Todas as medidas que damos são para este aquário, porém pode-se adaptar perfeitamente as medidas ao tamanho do seu projeto.

O primero passo é comprar a madeira. Esta pode ser encontrada em qualquer loja de madeiras como as que existem na Rua do Gasômetro em São Paulo. Necessitaremos uma placa de compensado de 19 mm de espessura, com um tamanho de 122x244 cm. Esta medida é a mais comum, o que reduz o preço e nos permitirá escolher entre uma ampla variedade de padrões e texturas (por exemplo revestida de cerejeira, pau marfim ou mogno).  

Mesa para el acuario

No mesmo local onde comprar as placas poderão cortá-la nas medidas necessárias (A loja Peg & Faça faz este serviço, com uma pequena diferença de preço do que se você comprar apenas a madeira, mas vale a pena). Imprimir o esquema de corte que fornecemos facilitará o processo. Não se esqueça de etiquetar as peças, pois poupará bastante trabalho.

Agora devemos preparar as bordas. Se comercializa fita de bordear de melanina e de PVC, sendo este último bastante mais caro. Também podemos usar a casquinha que consiste numa fina folha da mesma madeira do revestimento, que porém deve ser cortada em tiras um pouco mais larga do que o compensado (neste caso com cerca de 3 cm), usando um estilete e coladas com cola de sapateiro. Depois de bem seca, usamos o estilete para aparar as sobras e fazemos o acabamento com lixa média para madeira.

Veja o esquema para saber que bordas deve revestir e quais não. Há algumas bordas, marcadas como opcionais, pois estas somente são visíveis se se abre o móvel. Para realizar esta tarefa teremos duas alternativas:

      Pedir que nos façam o serviço em um marceneiro. Usam uma máquina para isso, que dá um acabamento perfeito. É uma opção um pouco mais cara, porém se você não é muito hábil e nunca fez isso antes é o mais recomendável.

      Comprar você mesmo a borda, e ir colando-a. Depois se cortam as rebarbas com um estilete. É um processo muito chato, e que terá que realizar com muito cuidado. Com esta opção nós economizamos algum dinheiro.

Montagem

Uma vez que tenhamos todas as peças acabadas e lixadas, é o momento de começar a montagem. Para isso pegar as peças e encaixá-las segundo o esquema. Use a fita adesiva para segurar as madeiras na posição. Não aparafusá-las ainda. Este processo servirá para ver como vai ficar o móvel, e para percebermos possíveis erros.

Note que a placa superior e a inferior são 1 cm maiores nas bordas do que a placa central. Isto é assim para dificultar a entrada de umidade.

Agora que já verificamos o encaixe das peças, devemos dar o acabamento, passando uma camada de seladora, lixando e passando outra camada e lixando novamente, comece com uma lixa média e termine de lixar com uma bem fina (esta parte é bem chata e faz uma poeira danada, faça o serviço fora de casa para não arrumar encrenca com a patroa).

Quando tudo estiver bem liso, então começamos a furação, utilizando a broca chata para madeira (isto deve ser feito com muita calma e precisão, treine um pouco em alguns retalhos de madeira e não esqueça de proteger os olhos e as mãos). passamos duas demãos de verniz marítimo, seguindo as instruções da embalagem. Deixamos secar bem por pelo menos 48 horas. Uma vez feito o encaixe colocamos o parafuso. Depois passamos à montagem em si:

Ensamblado de la mesa para el acuario

Para montar a mesa usaremos este esquema e seguiremos a seguinte ordem.

·        Peça C1 com D1

·        Peça C2 com D2

·        Peça C1 com B

·        Peça C2 com B

·        Peças B, C1, C2, D1, D2 com A2. Lembre-se de deixar espaço para as portas (E1 e E2).

·        Peças B, C1, C2, D1, D2 com A1.

·        Colocar a Peça F

·     Por as dobradiças nas Peças C1 e C2

·     Colocar as portas (Peças E1 e E2). Estas são ligeiramente mais pequenas para evitar que raspem. De qualquer forma deverão ser ajustadas com cuidado.

·     Colocar os puxadores e os fechos magnéticos nas portas.

Por fim temos de vedar com bastante silicone as cabeças de todos os parafusos. Isto impedirá que entre humidade dentro dos compensados. Aconselhamos o uso de uma placa de isopor entre a parte de baixo da mesa e o chão, para igualar os desníveis do piso e distribuir a pressão por igual (isopor de 10 mm de espessura).

Colocação

Já temos nosso móvel pronto. Agora só falta colocá-lo no lugar definitivo e pôr o aquário em cima, com outra placa de isopor de 10 mm intercalada.Lembre-se que para mover o aquário este deverá estar completamente vazio.

Nosso aquário seguramente terá um filtro externo, bomba de ar, etc... Para passar todos os cabos e tubos necessários podemos fazer um orifício na parte posterior e assim dissimular todos os mecanismos no interior do armário. Também  podemos pôr dentro uma pequena prateleira, para assim poder guardar todos os utensílios do aquário.

 

Mapa Completo do Site

1