Make your own free website on Tripod.com

AS PEDRAS PARA O AQUÁRIO

[Piedra pizarra] Quantas vezes você tem se perguntado se esta ou aquela pedra é adequada para o aquário ? Não pague por umas simples pedras. A seguir verá um guia para distinguir entre pedras adequadas ou não.

As pedras são o elemento decorativo mais importante para o aquário. Produzem o efeito de perspectiva que se deseja em um aquário natural e nos permitem formar terraços com o cascalho. As rochas dão lugar à criação de territórios e refúgios, coisa imprescindível para manter, em perfeitas condições, alevinos ou peixes territoriais.

Escolhendo as pedras

Como norma geral, os diferentes tipos de pedras destinadas a decorar nosso aquário não devem ser calcáreas, pois aumentariam de forma incontrolável a dureza e também deixariam a água muito alcalina. Para averiguar se uma pedra é calcárea, deixa-se cair umas gotas de vinagre ou ácido clorídrico (ácido muriático, usado para limpeza). Se a superfície molhada começa a borbulhar a pedra é de tipo calcáreo e deve ser descartada. Se nada ocorre, é só lavar bem a pedra e utilizá-la.

As pedras de nosso aquário, tampouco podem ser metálicas, pois soltariam sais metálicos tóxicos na água que são muito prejudiciais para os peixes. Se a pedra pesa muitíssimo em relação à seu tamanho ou apresenta zonas de oxidação marrom escuro, também devem ser descartadas.

Rochas adequadas: Andesita, Basalto, Fluorita, Granito, Quartzo rosa e branco, Peças de cerâmica, Ardósia, Pedras redondas de rio

Rochas inadequadas: Mármore, Calcita, Espato, Fósseis calcáreos, Conchas marinhas.

 

Preparação das pedras

 

Para qualquer tipo de pedra,deve-se examinar e eliminar arestas cortantes. Depois lava-se energicamente com uma escova, eliminando qualquer musgo, alga ou sujeira que apresentem. É uma boa precaução fervê-las durante 15 minutos ou deixá-las de molho 48 horas em uma solução de 1 litro de água sanitária por 10 litros de água, para desinfetá-las. Depois disso lave-as bem em água corrente, então deixe de molho em água limpa por mais uma semana. Lave as pedras novamente e elas estarão prontas para usar.

Colocação das pedras

[Otro ejemplo de sustrato]Antes de colocar as pedras, devemos fazer uma camada de cerca de 2 cm de cascalho acima do fundo e então assentar as pedras sobre o cascalho, completando então com o restante do cascalho, se você colocar as pedras diretamente no fundo, deixará zonas anaeróbias, onde ocorrerá a putrefação dos detritos. As pedras podem ser ligadas com cola de silicone, enquanto estão secas, formando arranjos ou grutas, para que os peixes possam esconder-se, e devem estar espalhadas pelo aquário para que os peixes possam marcar seus territórios. Deixe a cola secar por 24 horas pelo menos e então lave as pedras antes de colocá-las no aquário.

Coloque pedras de aspecto similar. Isso dará uma harmonia e uma sensação natural.

As pedras também desempenham a função de suporte para o crescimento de algas verdes benéficas e ajudam a manter a temperatura do aquário estável pois demoram muito para ganhar ou perder calor.

Mapa Completo do Site

1