Make your own free website on Tripod.com

ORNI EX

Um prazer para os olhos

Muita areia

Distribuição de plantasAntes de instalar o aquário, deve fazer-se um plano para prever o enquadramento das plantas com os espaços livres que permita o movimento dos peixes. O esquema junto serve de exemplo e, mais à frente, no capítulo 7, mostram-se tipos de plantas populares e de fácil manutenção.

Não esqueça que as plantas pequenas ficam à frente e as mais altas atrás e nas laterais. Decida agora, também, se o aquário vai ser decorado com raízes ou pedras.

Agora, pode começar. Primeiro, coloque a sera floredepot nos sítios previstos para as plantas. Desta forma, as substâncias nutritivas chegam até elas, sem problemas.

De seguida, cubra, completamente, a sera floredepot e o fundo livre de cristal, com areia lavada para aquários. A melhor areia é a que tem o diâmetro entre 1 e 3 mm. Necessitará, aproximadamente, de 25 a 30 kg de areia, para formar uma camada de 6 a 8 cm de espessura, num aquário de 100 litros com 80 x 30 cm.

Limpe a fundo, com água corrente, todo o material que vá colocar dentro do aquário.

No seu distribuidor encontrará tudo que necessita.

A decoração
Com fantasia e ideias, pode criar-se um ambiente subaquático com bom gosto.

Uma coisa pedregosa
Num aquário de água doce, tem que se renunciar a tudo quanto seja calcário, deixando-se, por isso, de lado, muitas pedras bonitas. Também não servem pedras com incrustações metálicas que possam dissolver-se na água e danificar os peixes. São próprias as pedras com origem magmática como o granito, o basalto e a lava. Pedras vazadas, são ideais como esconderijo para os peixes. Lave as pedras com água quente antes de as colocar no aquário e não use muitas, pois os peixes necessitam de espaço para nadar. O mais simples, é colocar as pedras directamente no fundo e se quer fazer construções especiais fixe-as com silicone.


RochasMadeira para decoração

 

A madeira é natureza pura
Se escolher a madeira correcta ela não apodrece. Raízes e madeiros provenientes dos pântanos, estão impregnados de substâncias naturais que não prejudicam os peixes e impedem a decomposição. Esta madeira flutua muito raramente.

Mas, preste atenção. Madeiras de pântano só se encontram no comércio da especialidade e não na floresta.

 

capítulo 4 Voltar ao índice capítulo 6

 

 

Mapa Completo do Site