Prefácio
|
A aquariofilia é um passatempo, excitante ou relaxante, - depende de quem a pratica - diferente e para pessoas inteligentes. Permite recuperar do stress do dia a dia e diverte-nos de uma forma instrutiva. Possibilita, ainda, a observação de um mundo que, normalmente, nos está vedado.
Simultaneamente,
dá menos trabalho do que se pensa. É um pequeno mundo, de fácil manutenção
e que pode ser recriado, praticamente, da forma que se quiser.
Manter peixes, cria menos dependência do que a manutenção da maioria dos
animais. E o aquário, não é um problema quando querermos ir para ferias. Se
for bem concebido, desde o início, o seu equilíbrio natural irá contribuir
para que tudo esteja bem quando voltarmos.
No entanto, as condições dentro de um aquário são muito diversas. Aqui, os peixes e as plantas têm que viver em conjunto, num espaço muito mais exíguo do que teriam na natureza. Cabe-nos assegurar, o melhor possível, a manutenção de condições naturais e de saúde, para os residentes deste pequeno habitat.
Há algumas décadas, era grande e difícil a tarefa para manter essas condições. Mas, actualmente, com a ajuda de vários acessórios, entretanto desenvolvidos, os peixes podem ser mantidos com sucesso e sem se gastar muito tempo. Pode até dizer-se, que se o peixe tivesse hipótese de escolher, entre viver no seu ambiente natural ou no aquário, de um aquariófilo dedicado e responsável, ele escolheria a ultima opção. De facto, eles têm uma vida melhor e mais longa num aquário, do que na natureza.
E