Por Gim (Aquarioland 2000)
Se você está de mudança para outra cidade ou até mesmo outro país, não há
nenhuma necessidade para desesperar-se sobre o que fazer com os peixes especiais
que vivem em seu aquário. Você não tem que procurar um amigo que gostaria de
herdá-los ou os levar para uma loja de peixes para outra pessoa os possuir. Com
um pouco de paciência, a manipulação correta, artigos que você precisará
para a mudança e instruções apropriadas, esta mudança pode acontecer
facilmente para ambos, você e seus peixes. Eles chegarão na sua casa nova com o mínimo de stress e transtornos. Eu descrevi em detalhes
como esta mudança pode acontecer facilmente. Ajudei vários de meus amigos
(humanos e aquáticos) a se prepararem para uma mudança, e por todos estes anos
eu tenho feito isto, nós perdemos só um peixe no processo. Ele estava conosco
há bastante tempo, e todos nós assumimos que ele era muito velho para fazer a
viagem. Seguindo estas instruções, vocês deverão chegar a seu novo destino
em condições satisfatórias. Você provavelmente ficará mais stressado que o
peixe se ajustando a seu novo
“ambiente.”
2 - Você precisará ter sacos plásticos grandes, e se possível uma caixa de isopor (styrofoam) para isolamento da temperatura. Se há algum tipo de recipiente em que você possa pôr alguma água de seu aquário dentro e levar com você, isto será ótimo; mas se não tiver, tudo bem.
4 - Se você puder salvar alguma água do aquário em outro recipiente —será bom— mas se não puder, jogue fora a água restante. Não mova seu tanque com qualquer água ou cascalho que permaneçam nele. Isto cria tensão no vidro e pode causar vazamentos ou o rompimento dos vidros.
5 - Empacote os peixes, assim eles estarão prontos para a mudança e tente não “empilhar” os sacos, um em cima do outro na caixa de isopor. Este isopor precisa fazer a viagem dentro do seu carro. Não ponha no caminhão ou permita que os carregadores o façam. Tente manter constante a temperatura. (Não os deixe durante a noite no carro e procure parar na sombra; se você parar no caminho durante a noite - leve-os ao hotel com você.)
7 - Se a viagem levar dois ou três dias, seus peixes estarão bem. Quando você pára durante a noite, e você está preocupado que a provisão de ar deles está ficando baixa; você pode fazer uma de duas coisas. Você pode comprar uma bomba que funcione com a bateria do carro, plugada no acendedor de cigarros ou pode ter disponível uma bomba elétrica e mangueiras com pedras porosas, quando você parar durante a noite, dê para cada bolsa um pouco de oxigênio. Se nenhum destes estiver disponível, você pode abrir as bolsas e assoprar a água para entrar ar fresco nos sacos. Você pode estar preocupado com isto, mas isto é algo para se pensar. Quando são transportados peixes para varejistas, eles normalmente estão pelo menos há dois dias nos sacos, e normalmente chegam à loja em bos condições.
8 - Você chegou finalmente na sua casa nova, seu tanque é levado para dentro correndo, cheio com a “nova”, água condicionada, a temperatura está correta e você está pronto para soltar os peixes (certifique-se que não há cloro na água antes, usando um teste químico e corretivo, se necessário). Aclimate-os muito lentamente. Coloque os sacos no tanque e deixe-os flutuar durante aproximadamente 15 minutos. Isto permite levar a água dos sacos para quase a mesma temperatura do tanque. Depois de 15 minutos, acrescente l/2 xícara da " água nova " do aquário no saco. Se depois de 15 minutos, os peixes parecem estar bem (nenhum agitado ou ofegando) coloque outra l/2 xícara de água no saco e espere outros 15 minutos. Se tudo estiver indo bem com os peixes, depois de 1 hora acrescentando a água nova a estes intervalos, você pode libertar os peixes suavemente no tanque. Fazendo isto muito lentamente, você estará ajustando seus peixes a qualquer diferença de pH ou dureza da água nova.
9 - Usando o cascalho “úmido”, os elementos dos filtros velhos e quaisquer plantas ou decorações da água velha, você restabelecerá o tanque parcialmente com as bactérias necessárias. Porém, freqüentemente confira seus parâmetros da água (pH, DH, etc) durante a próxima semana ou assim que notar quaisquer problemas que poderiam acontecer se o tanque não estiver completamente estabilizado. Faça trocas de água quando necessário para manter a água segura para os peixes.
Agora isto não foi tão ruim, foi? Eu espero que tenha tornado a mudança de
seus peixes e aquário um pouco mais fácil para você. Enquanto seus peixes
estarão relaxando confortavelmente, não sabendo realmente que eles se mudaram,
já que sua “casa” ainda parece a mesma.
Você, por outro lado, ainda tem todas aquelas caixas para desempacotar!
Boa Sorte J