O verme do vinagre é um áscaride não parasitário adaptado a viver em um meio ácido que se alimenta das bactérias de fermentação do vinagre.
Pode sobreviver grandes períodos de tempo em água alcalina, inclusive a do aquário, porém não pode se reproduzir.São muito fáceis de cultivar e requerem quase nenhuma atenção. É um alimento vivo excelente para filhotes e como complemento para peixes adultos.
Vantagens do verme de vinagre:
Pode sobreviver muito tempo no aquário, porém não pode reproduzir-se.
Nadam e permanecem na superfície.
Não consomem oxigênio da água e nem criam problemas.
Tem apenas 2 milímetro de comprimento. Ideais para os alevinos muito pequenos.
Sua criação não requer muito trabalho. Pode ser "esquecida" durante várias semanas.
Sua cultura não desprende odores desagradáveis.
Sua única desvantagem é não ser um alimento completo. Não se deve alimentar os peixes exclusivamente com eles.
O recipiente de cultivo deve ser de pelo menos 4 litros e de vidro ou plástico. Não deve conter nenhum elemento metálico.
O meio de cultivo será vinagre natural de maçã que não haja sido tratado quimicamente para inibir o crescimento das bactérias ou da levedura (utilizar vinagre sem conservantes químicos). O vinagre pode ser puro, entretanto aconselha-se dissolvê-lo com uns 40 a 50% de água e acrescentar uma colher de sopa de açúcar.
Outro ingrediente do cultivo é a adição de um pedaço de maçã. Isto parece acrescentar algo que produz uma maior população porém não é absolutamente necessário. Acrescentaremos semanalmente uma colher de sopa de açúcar e uma fatia fina de maçã.
Finalmente acrescentamos a amostra de microvermes e conservamos o frasco em um lugar escuro. Tampar o frasco com uma gaze, para evitar que as moscas possam prejudicar o cultivo. Um mês depois a água estará turva pela quantidade de microvermes.
O cultivo pode ser deixado sem cuidados por um ou dois meses sem prejuízo para os vermes do vinagre. O meio de cultivo deve ser renovado quando esteja muito sujo, com cerca de 2 cm de sedimentos no fundo; nessa hora limpar o frasco e começar uma nova cultura.
Para coletar os microorganismos retire uma porção de líquido do cultivo, o qual devolveremos ao frasco através de um filtro de papel de café; deixamos escorrer o filtro no máximo por 10 minutos e então o lavamos no aquário. Os vermes viverão durante muito tempo no aquário porém devemos evitar colocar muitos de uma vez.