Make your own free website on Tripod.com

Crie a Artêmia Salina.

Uma das necessidades para a criação de muitas espécies de peixes é dispor de náuplios de Artêmia Salina. A Artêmia é um pequeno crustáceo que vive em lagos salgados, que costumam secar e seus ovos enterrados no fundo, duram anos até que novas chuvas os despertem e então ocorre a eclosão.Além disso seu tamanho é muito pequeno e seu poder  nutritivo é muito elevado, desta forma seus náuplios (Artêmia recém eclodida) se convertem no alimento ideal para os peixes e alevinos.

O material

Uma ou duas garrafas plásticas de refrigerante de 2 litros, transparentes e com a tampa

Uma pedra difusora de ar

Mangueirinha de ar

Uma bomba de ar

Cola de silicone para aquário

Construção passo a passo

Procedimiento de construccion de un artemillero. Passo A: Cortar a garrafa de refrigerante pela linha pontilhada. Se o criador de Artêmias ficar muito baixo podemos usar 2 garrafas uma para obter a base e outra para o recipiente.

Passo B: Fazemos 3 furos na base para que saia o ar, no caso de a colocarmos dentro de um aquário, como o de quarentena, que tem iluminação e aquecimento e para que possa passar a mangueira de ar.

Na tampa da garrafa, fazemos um furo, para que passe a mangueira de ar, bem apertada, para assegurar a estanqueidade (corte o tubo de ar em diagonal para facilitar a passagem).

Passo C: Colocamos a pedra difusora na extremidade da tampa, aplicamos silicone e rosqueamos a tampa na garrafa.

  Depois colamos a base no recipiente, com silicone, passando o tubo de ar por um dos furos.

Depois de seca, encha com água do mar ou água salgada artificial: 1 colher de sopa de sal grosso por litro de água e introduza uma porção de Artêmias vivas compradas em uma loja de aquários ou então uma porção de ovos de Artêmia secos (mais difícil de encontrar), ligue a bomba de ar para que produza um fluxo bem fraco de ar, utilizando um regulador.

Colocação

Este dispositivo pode ser colocado dentro do aquário para assegurar a iluminação e a estabilidade da temperatura. Ou então colocá-la sobre uma mesa, próxima da claridade e um aquecedor com termostato para manter a temperatura entre 26 a 28º C (no caso de você estar tentando eclodir os ovos da Artêmia, o que ocorre em 24 a 48 horas).

Outra opção um pouco mais cara é mantermos um aquário pequeno, de uns 50 X 30 X 40 cm sem aquecimento nem filtragem. Coloque a água descrita acima e também arranje alguns pedaços de coral e transforme-os em pó, adicionando à água e deixando este aquário em local aberto onde bata bastante sol (certifique-se que não pegue chuva, pois isso modificaria a composição da água). Depois de alguns dias o aquário estará completamente verde, cheio de algas e então poderemos introduzir 1 a 3 porções de Artêmias vivas que se manterão aí e se reproduzirão.

 

Uma dica: separe uma porção de Artêmias que você pretende servir para seus peixes e dê-lhes uma hora antes 1 a 3 gotas de um complexo vitamínico para aves (elas retêm as vitaminas e ficam ainda melhores como alimento).

Lembre sempre de enxaguar as Artêmias antes de introduzi-las no aquário, elas estão em água salgada e seu aquário é de água doce.

Mapa Completo do Site

1