Make your own free website on Tripod.com

As regras fundamentais para o sucesso no Hobby

Por: João Silva

   Para que exista segurança e para que obtenha o sucesso desejado neste hobby, deverão ser seguidas algumas regras:

   - A sua segurança está acima de tudo. Desligue sempre todos os aparelhos eléctricos antes de tocar com qualquer parte do seu corpo na água: apesar de todos os acessórios eléctricos para aquariofilia serem submetidos a testes de estanquecidade, poderão sempre surgir anomalias, mesmo após vários anos de bom funcionamento. Nunca deve retirar o aquecedor (tubo de vidro com a resistência) logo após o ter desligado, pois a diferença de temperatura pode fazer estalar o vidro. Tenha atenção também a este facto nas mudanças de água, em que o aquecedor possa ficar descoberto de água. Escolha um aquecedor de uma boa marca. Não se esqueça da relação mínima de 1 watt por cada litro de água. Em 120 litros de água deve usar uma resistência de 150 watts.
   Atenção também às tomadas eléctricas, que devem ficar colocadas numa altura superior ao aquário, para que em caso de derramamento de água, ou esta escorrer pelos cabos dos aparelhos, não provoque um curto-circuito, ou o risco de electrocussão.
   Cuidado especial com as crianças. Nunca as deve deixar brincar perto do aquário, com objectos que possam provocar o seu rebentamento.

   - Depois desse conjunto a que chamamos aquário estar montado, deixe que se estabeleça o ciclo biológico. É essencial que se criem as colónias de bactérias essenciais para a decomposição dos compostos orgânicos. Durante o primeiro mês, após a montagem do aquário, deve colocar apenas 3 ou 4 peixes de espécies resistentes, para fazer "arrancar a máquina" biológica.
  
Ver mais informações sobre o ciclo do azoto

   - Ao encher o tanque ou nas trocas parciais, nunca deve introduzir a água da torneira directamente no aquário. Utilize produtos especiais para preparar a água, sendo melhores os que eliminam, para além do cloro, alguns metais pesados que estejam presentes na água da torneira. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem todos os químicos são desaconselháveis, e alguns destes produtos contêm elementos protectores das guelras dos peixes. Também pode utilizar o método que consiste em deixar a água cerca de 24 horas em repouso num recipiente aberto (quanto maior for o bocal melhor: pode utilizar um balde), para que o cloro se evapore.

   - As trocas parciais da água são importantes para eliminar o excesso de nitratos resultante do ciclo do azoto e também para repor alguns elementos absorvidos pelas plantas. Ao trocar a água do aquário, deve ter em atenção a regra acima. As quantidades trocadas devem variar entre um terço a metade da água por mês, ou  um quarto por semana.
   A restante limpeza do aquário também é importante, como por exemplo: aspirar o areão pelo menos uma vez por mês.

   - As doenças dos peixes podem ser prevenidas, se tivermos os hábitos de limpeza descritos na regra acima. O período de quarentena antes da introdução dos novos peixes, também deve ser respeitado.
  
Mais informações sobre a prevenção das doenças

   - Tenha atenção ao escolher os novos peixes: ainda na loja, observe-os bem antes de os adquirir. Verifique se existem peixes doentes no mesmo aquário. Verifique junto do lojista se o(s) peixe(s) que vai levar é compatível com os existentes no seu aquário, quer na sociabilidade como nas características da água.
  
Mais informações sobre a escolha dos peixes na loja

   - Por último, mas não menos importante: Dar pouca comida aos peixes.
   A quantidade fornecida de comida deve ser consumida no máximo em dois minutos. O excesso de comida, para além de criar problemas digestivos nos peixes, acaba também por poluir a água. Grande parte dos insucessos na criação de peixes, deve-se ao incumprimento desta regra.
  
Mais informações sobre a alimentação dos peixes

 

Observação: este texto foi publicado na íntegra, e trata-se de português de Portugal, no qual não foram feitas alterações para o português do Brasil.

 

Mapa Completo do Site

1