Make your own free website on Tripod.com

Sifonador de fundo

Apresento este instrumento que fiz para limpar o fundo e trocar a água do aquário ao mesmo tempo, que é muito eficaz, rápido e baratíssimo.

Como todos sabemos, há varias maneiras de limpar a sujeira que fica amontoada no cascalho e ao mesmo tempo trocar a água do aquário. Cada aquariófilo tem o seu jeito e garanto que muitos compraram limpadores de fundo comerciais, que também são muito eficientes.

Porém a maioria de nós usa métodos caseiros (o típico método de manter um ponta de uma mangueira dentro do aquário e com a boca chupar a água até que ela comece a sair pelo outro extremo. Este método requer uma certa prática, do contrário você ou não consegue puxar a água ou puxa demais e acaba engolindo um pouco da água do aquário.

Pois bem no método que apresento isto não ocorre.

O material.

Uma garrafa plástica de água mineral de meio litro, com a tampa

Uma mangueira flexível com diâmetro de cerca de 1 cm e comprimento de 1,5 ou 2 metros

Cola de Silicone (opcional)

Construção passo a passo.

Fazer um furo na tampa da garrafa para passar a mangueira, de modo que entre apertada, para não vazar. A mangueira deve penetrar 1 cm para dentro da tampa. Podemos vedar com cola de silicone por via das dúvidas.

Cortamos a base da garrafa com um estilete, de forma que fique aberta por baixo, como se fosse uma cúpula.

Enroscamos  bem forte a tampa com a mangueira na garrafa já acoplada.

Procedimiento de construccion de un artemillero.Utilização

Enchemos a garrafa com água do aquário, enquanto fechamos a outra extremidade do tubo com o polegar. Levantamos  a garrafa verticalmente fora da água e esperamos as bolhas de ar saírem (veja no esquema 1).

Agora submergimos a garrafa novamente no aquário em diagonal e esperamos que saia o ar novamente (veja no esquema 2).

Procedimiento de construccion de un artemillero. Logo em seguida colocamos a garrafa pelo seu lado aberto verticalmente sobre o cascalho do fundo e retiramos o polegar da ponta da mangueira que deverá estar apontando para um balde. Veremos que a água flui com força e automaticamente, removendo a sujeira do cascalho, veja no esquema3.

Procedimiento de construccion de un artemillero.Devemos deslocar a garrafa rente ao fundo e levantá-la ligeiramente de vez em quando para que a sujeira seja aspirada.

Se tiver plantas naturais, não limpe o fundo ao redor delas em uma área de cerca de 5 cm aproximadamente, porque poderemos danificar sua raízes.

A água retirada do aquário é excelente para regar plantas, aumentando seu crescimento.

 

Mapa Completo do Site

1