Make your own free website on Tripod.com

FILTRO DE PLACA (FBF)

O filtro de placa ou filtro biológico de fundo (FBF) é muito popular e conhecido e exerce a função de servir de suporte para as bactérias que transformam a amônia tóxica em produtos inofensivos para os peixes e úteis para o crescimento das plantas.[FILTRO DE FONDO CASERO] É um dos filtros mais baratos e fáceis de construir e sua principal virtude é não ocupar espaço, oculto sobre o cascalho do fundo.

O filtro biológico também funciona como um filtro mecânico, fazendo a sujeira penetrar no cascalho, onde é reciclada pelas bactérias. Este é um dos pontos que encontra críticas, pois depois de um ano ou dois é necessário desmontar todo o aquário para limpá-lo e então começar novamente. Este efeito pode ser minimizado utilizando-se uma circulação de água bem leve, por exemplo 2 bombas submersa de 90 l/h para nosso projeto. Com esse volume de filtragem as plantas crescerão melhor e demorará de 1 a 2 anos para saturar. Este filtro é adequado para qualquer tamanho de aquário, porém deverá haver uma torre a cada 1 m de distância, ou seja em nosso aquário haverá uma torre em cada extremidade.

Materiais.

A construção não é difícil nem custosa e todo o material pode ser encontrado em lojas de material de construção e aquários. Veja como proceder na ilustração abaixo:

 

Montagem: somente encaixe os tubos e não cole, isto facilitará a sua montagem e desmontagem. Este projeto é para o aquário de 200 litros de nosso projeto, mas nada impede que você redimensione as medidas para o seu aquário especificamente.

Instalação.

Este filtro deve ser instalado no fundo do aquário e deve ser coberto completamente com uma camada de cascalho de pelo menos 2 cm acima dos canos. Na ilustração é movido por coluna de bolhas de ar como no filtro de esponja, mas o mais adequado é o uso de 2 bombas submersas de 90 l/h.

Mapa Completo do Site

1