Make your own free website on Tripod.com

Sequência de Montagem

Para montar o aquário é só seguir a ordem:

 

1- Depois de lavar o aquário (apenas com água, nada de sabão ou detergente), coloque as placas do filtro de fundo (previamente lavadas também) deixando uma torre em cada extremidade.

 

2- Lave bem o cascalho de rio e distribua no fundo, deixando cerca de 8 cm na frente e 15 cm na parte de trás.

3- Coloque as pedras e troncos, para decorar.Veja na página Decoração como preparar os troncos

4- Encha o aquário até a metade ou 2/3 da capacidade, deixando a água (use a da caixa, logo pela manhã) entrar por uma das torres do filtro de fundo ou dirigindo o jato para uma pedra, com pouca pressão. Se puder arranjar alguns litros de água "velha", vinda de um aquário já estabilizado, acelerará o processo de equilíbrio biológico.

5- Distribua as plantas a seu gosto (normalmente colocamos as maiores no fundo, as médias no centro e as menores na frente).

6- Coloque as bombas submersas de 90 litros/hora nas torres dos filtros e acabe de encher o aquário.

 

7- Instale o Filtro Externo e ligue-o. Se usar um filtro externo caseiro, coloque o aquecedor na saída, senão, coloque-o no vidro traseiro do aquário, próximo ao fundo e à saída do filtro, prendendo-o com ventosas.

8- Coloque a tampa e monte o sistema de iluminação.

              

Veja aqui como deverá ficar o aquário:

 

Agora vem a pior parte, que é conter o impulso de encher o aquário de peixes !

Depois de 3 dias colocaremos 5 Coridoras, que irão ajudar a começar o ciclo biológico (não esqueça de alimentá-los, veja a página sobre alimentação)

Devemos ter paciência e deixar o conjunto funcionando no mínimo por 15 dias para que o corpo aquático se estabilize e o aquário possa receber seus habitantes. Consulte a página Como escolher os Peixes para saber quais suas opções.

Mantenha as lâmpadas acesas por um período de 8 a 10 horas e não desligue as bombas do Filtro Biológico de Fundo, nem do Filtro Externo.

Após esse período as bactérias se desenvolverão no cascalho e no filtro externo e as plantas já estarão enraizadas.

Conheça algumas espécies de peixes

Conheça algumas espécies de plantas

 

 

Mapa Completo do Site

1