Make your own free website on Tripod.com

Decoração e Paisagismo

A decoração do aquário tem 2 funções: desempenhar funções benéficas aos peixes e tornar o aquário visualmente mais atraente. Materiais inertes como pedras, rochas e cascalho oferecem segurança e conforto aos peixes, além de propiciar refúgios e locais de desova. Também funcionam como meios de suporte onde as plantas podem crescer. Uma camada espessa de cascalho muitas vezes é parte integrante do sistema de filtragem do próprio aquário.

Aquário decorado. Reparar na torre do filtro biológico oculta atrás da pedra central mais alta.

A decoração do aquário deve ser, sempre que possível, a imitação do meio ambiente de onde provem os peixes que o habitam. Para isso deve-se dispor de materiais como rochas, pedras, cascalho, troncos e plantas, de acordo com o tipo de água utilizada e o tipo de ambiente que se deseja criar. As águas ácidas dos rios de florestas tropicais (ambiente de Néons, Tetras e Coridoras), por exemplo, ou as águas alcalinas dos lagos da África(onde vivem os Julidochromis, os Lamprologus e os Ciclídeos Africanos) podem ser reproduzidos em aquários, desde que se cuide atentamente de todos os detalhes.

Devido à própria dinâmica do aquário (as plantas crescem, são comidas pelos peixes, o fundo as vezes é revolvido) torna-se necessário reformular a decoração de tempos em tempos.

Pode-se utilizar plantas artificiais plásticas, mas prefira as naturais, veja aqui quais são boas opções. O musgo de Java pode ser amarrado em troncos com linha de algodão que se dissolve na água, quando o musgo já se firmou.

Musgo de Java sendo amarrado a um tronco

Prefira cascalho escuro, para facilitar a visualização dos peixes, porém evite o uso de cascalho colorido artificialmente, pois muitas vezes contêm substâncias tóxicas que se dissolvem na água, além do mais o colorido vai esmaecendo com o tempo, use cascalho de rio, que é neutro. Prefira cascalho entre médio e fino (2 a 3 mm de diâmetro)

Calcule cerca de 1 Kg de cascalho para cobrir aproximadamente 100 cmde área, no nosso caso temos uma área de 40 X 100 cm = 4000 cm2 , portanto utilizaremos cerca de 40 Kg de cascalho 

Lave bem o cascalho em um balde com água, até ele ficar bem limpo e a água sair cristalina

  Coloque as placas do filtro biológico de fundo (FBF) e cubra-as com aproximadamente 8 cm de cascalho na frente e  12 a 15 cm atrás

Veja a seguir quais pedras e materiais são adequados:

Troncos e colmos de bambu podem ser utilizados, se devidamente preparados:ferva-os e depois deixe de molho em água com um pouco de sal, trocando a água diariamente durante uma semana, depois coloque apenas água e repita o processo por mais uma semana, prefira troncos de Aroeira.

 

Podemos utilizar também acessórios de porcelana ou plástico atóxico em nosso aquário, porém não exagere, e lembre-se que será necessário comprar uma bomba de ar para fazer alguns deles funcionar

 

Mapa Completo do Site

1