Make your own free website on Tripod.com

Substrato para o fundo

Seguramente já deve ter-se perguntado muitas vezes se certo cascalho que encontrou é adequado para seu aquário. Aqui aprenderá a distinguir qual é o adequado e como prepará-lo.

Escolhendo o cascalho

[Fondo de un acuario] O solo ideal deve ser constituído por cascalho com uma granulação de um diâmetro entre 2 mm e 6 mm. A areia fina, se compacta e dificulta o crescimento das raízes. Um substrato muito compacto pode dar lugar a uma má oxigenação podendo causar a putrefação dos compostos orgânicos ali presentes. Um substrato muito grosso pode impedir que as plantas enraízem bem e a fixação das bactérias do filtro biológico.

Para os peixes que vivem no fundo, o substrato tem de ser arredondado para não produzir-lhes feridas quando escavem o fundo.

O cascalho não pode ser alcalino ou ter restos de conchas, isto se verifica colocando-se um pouco de vinagre; se produzir bolhas, deve-se descartá-lo. Tampouco pode conter metais, um cascalho muito pesado ou oxidado também deve ser descartado. O ideal é sílica ou cascalho de rio.

Com respeito a cor deve-se saber que os peixes tímidos não gostam do fundo branco ou muito claro. Um fundo escuro fará que seus peixes se sintam mais confortáveis e ressaltará seu colorido. Ademais, um fundo claro daria uma sensação de descuido, pois a sujeira, que é inevitável ressaltaria muitíssimo. Finalmente desaconselhamos fundos de cores berrantes  (laranja, rosa, azul,verde), comprados em lojas de aquário, porque dão um aspecto antinatural, e além disso soltam o corante em poucas semanas.

Preparação do cascalho

[Otro ejemplo de sustrato] Uma vez conseguido o cascalho, deve-se deixá-lo de molho 48 horas em uma solução de 1 litro de água sanitária por 10 litros de água, para desinfetá-lo. Isto eliminará os organismos patogênicos, em especial se a areia provém de um rio (é normal que a água forme uma película mal cheirosa na superfície). Depois disso lave-o bem em água corrente, até que a água saia cristalina, então deixe de molho em água limpa por mais uma semana. Lave o cascalho novamente e ele estará pronto para usar. A água sanitária nada mais é do que uma água clorada muito concentrada e o cloro vai evaporando até não restar mais nada. A forma mais prática de lavar o cascalho é usar um balde de 10 litros e enchê-lo até a metade com o cascalho, usando uma mangueira para lavá-lo.

Colocação do fundo.

[Otro ejemplo de sustrato]Antes de colocar o cascalho todo, devemos fazer uma camada de cerca de 2 cm e então assentar as pedras segundo o processo apresentado na página pedras para aquário.

A seguir deverá cobrir completamente o fundo do aquário com o restante do cascalho, fazendo um aclive de cerca de 8 cm na frente e 12 a 15 cm atrás, utilizando pedras chatas para que ele não escorregue e dê uma idéia de perspectiva.

Não se deve comprimir o cascalho, deve-se apenas deixá-lo solto. Depois de colocadas as plantas e um pouco de água devemos cutucar o fundo com uma vareta para que as bolhas de ar saiam.

Para um aquário normal, necessitará aproximadamente 1 quilo de cascalho por cada 5 litros de água, ou 1 quilo de cascalho para cobrir aproximadamente 100 cmde área. Isto quer dizer uns 40 quilos para o aquário de 200 litros de nosso projeto.

 

Mapa Completo do Site

1