Make your own free website on Tripod.com

Patê caseiro para peixes tropicais

Aqui temos 2 receitas para alimentar todo tipo de peixes tropicais. Não está especificamente projetada para alimentar nenhuma espécie em particular, portanto é recomendada para aquários comunitários onde convivem grande variedade de espécies. É barata para confeccionar e é conveniente usá-la como único alimento 3 dias por semana. É especialmente recomendada se queremos manter nossos peixes sãos e também reproduzí-los.

 Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos são dados para os produtos em estado bruto e aproximados. Uma vez limpos e preparados pesarão menos.

 

Fórmula I

Fórmula II.

Variações

Variações destas fórmulas podem ser tentadas para ajustar-se às necessidades nutricionais de peixes específicos e de acordo com os ingredientes disponíveis. O único componente comum é proteína de alta qualidade. Outros ingredientes como espirulina, podem ser acrescentados a 0.5% ou 1% em peso. Para peixes herbívoros, a carne de pescado ou carne vermelha podem ser reduzidos e sustituídos por proteína vegetal como farinha de soja. Antes de fazer a pasta, seria prudente consultar a literatura para determinar a dieta natural do peixe.

Uso

Descongele a quantidade necessária para alimentar os peixes diariamente. Não recongele novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

 

Pode consultar nesta mesma seção as variações criadas para peixes Disco, considerando-os como uma espécie quase exclusivamente carnívora. Há outra variação específica para vivíparos, peixes com uma dieta de alto conteúdo vegetal e onde se procurou acrescentar altas doses de caroteno para intensificar suas cores.

 

Mapa Completo do Site